sábado, 19 de fevereiro de 2011

No seu Mundo - Jodi Picoult (House Rules)

Sinopse:
“Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo - consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir. 

Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger - não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas - são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?”


Opinião:
Este livro é surpreendente, cativante e intenso. A autora  tem o dom de criar histórias com elevado nivel de dramatismo, dando destaque a cada história a uma doença a que um dos personagens sofre. Normalmente os personagens são crianças e adolescentes. Neste livro, Jodi aborda o autismo, em particular o síndrome de Asperger. Já tinha ouvido falar sobre o autismo, mas apenas muito superficialmente.

Após termino deste livro, adquiri mais conhecimentos e pormenores sobre a doença. A autora fornece muitos detalhes e faz com que o leitor sinta-se familiarizado com o quotidiano de uma pessoa autista.
Este livro tem imensa páginas, mas cada página foi saboreada intensamente, pois a leitura é extremamente cativante e viciante.

A escritora fez um excelente "tpc", pois ela descreve tudo com os termos especificos, nos assuntos mais diversos, tais como Advogacia, Psiquiatria, Medicinal Legal, Criminologia, Autismo, etc.

O Jacob, a personagem que sofre de Sindrome de Asperger, ficou no meu imaginário, mesmo após terminar a leitura do livro.
É este um dos prós da leitura, quando um livro mexe connosco!

Nota 10!

8 comentários:

Miguel Pestana disse...

Obrigado à pessoa que ofereceu-me este livro ;)

P disse...

Todos os livros dela são Nota 10 ou 9.
Aconselho a ler o plain truth e o The Pact. Desculpa não saber os nomes em Português, é que descobri a escritora quando ela ainda não era traduzida cá.

Jinhos e continuação de boas leituras.
P.

Miguel Pestana disse...

Obrigado pela indicação Patxocas ;)

Paula disse...

Da autora li três livros acho (ainda não li este), e todos são fantásticos. O que gosto mais na escrita de Picoult é a forma como ela nos mostra "o outro lado da moeda", ou seja, o lado mau tem sempre uma razão de existir e esta razão é fundamentada.
Li Dezanove Minutos, O Pacto e Em Troca de um coração. O que mais mexeu comigo foi "Dezanove minutos". Este que leste, estou à espera que algume me ofereça :P
Vi o filme "Para a minha irmã" chorei imenso. Imagino o livro como não deve ser.
Abraço

Miguel Pestana disse...

É verdade, a autora aborda assuntos trágicos mas faz com que no fim, aprendamos uma lição, pois todos os infortúnios a que passamos têm o seu porquê e o seu lado positivo ;)

Vi o filme e também chorei.

Carla disse...

Olá Miguel
Sem sombra de dúvida estou rendida a Jodi Picoult.
Beijinhos e Boas leituras;)

Au chocolat disse...

Nunca li nenhum livro da Jodie Picoult e se calhar pelo género de capa entrei um bocado no preconceito e também porque tenho algum receio de ler ficção de autores contemporâneos, inconscientemente virei-me mais para os clássicos consagrados. Mas fiquei com curiosidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre o síndroma de asperger. Obrigada ela dica ;)

Fernanda disse...

É sem dúvida um livro excelente!
Tens de ler os outros livros da autora. :)

Boas leituras!
Fernanda