quinta-feira, 28 de julho de 2011

Paixão em Florença - Somerset Maugham

Sinopse:
Florença. Uma magnífica casa nas colinas serve de cenário para um sonho que, subitamente, se transformará em pesadelo...

Um simples acto de compaixão, o desejo de proporcionar alguma beleza à vida atribulada e infeliz de um jovem refugiado, vai no entanto dar início a um pesadelo de violência que destruirá a ténue serenidade de Mary. Intuitivamente, ela vai confiar na ajuda e compreensão de Rowley Flint, um estranho de reputação mais que duvidosa. E compreenderá com ele que rejeitar o amor, mesmo com todos os seus múltiplos riscos, é rejeitar a própria vida.


Opinião:
Foi a primeira obra lida deste autor e gostei. De uma escrita leve e ao mesmo tempo intensa. Fiquei agarrado ao enredo deste o início, pois a pequena história baseia-se num único acontecimento, mas tudo o que desenrola-se depois é puro suspense e excitação.
O desenlace da história é deveras surpreendente e prova o poder eloquente e persuasivo do autor em surpreender o leitor.
Compaixão, perdão, desejo e amor, todos estes sentimentos marcam presença e misturam-se nesta pequeníssima obra.
Foi uma leitura bastante agradável e fiquei seguidor de Somerset Maugham. Outras obras suas esperar-me-ão.

8 comentários:

OutrosEncantos disse...

somerset maugham, é fantástico sim.
sei que li vários livros dele, só consigo [neste momento] lembrar "o fio da navalha"
[... os assaltos que eu fazia à biblioteca da minha madrinha, onde e com quem aprendi a amar os livros :))]
bjs.

Miguel Pestana disse...

..É caso para dizer que há "assaltos que resultam em amor" hehee ;)

Acho que "O Véu pintado" será o proximo dele a ler. Tenho lido boas opiniões acerca dele.

Paula disse...

Tenho cá por casa "Servidão Humana" :) é o próximo que vou ler dele. O Véu Pintado, pretendo comprar :)
"Paixão em Florença" é pequenino e intenso! Também adorei ler.
Abraço

Ana Isabel Pedroso disse...

Obrigatório a ler de Somerset Maugham, "A Servidão Humana"!

Jorge Pimenta disse...

a pacatez do verão e das férias convidam a uma actualização de leituras, verdade, miguel? :)
um abraço!

Luh disse...

Nunca li nada do autor,mas dizem que vale a pena ler! O véu pintado, não li, apenas vi o filme e adorei!

Au chocolat disse...

Miguel,

Do Maugham li este ano "servidão humana" e gostei muito, escrevi um pouco sobre o livro no meu blogue. Mas mesmo assim ficou tanto por dizer. Fui à biblioteca, naquela não tinham "o véu pintado" mas trouxe "Paixão em Florença" e "As paixões de Júlia". Acho que não me vou desiludir. Depois virão "o véu pintado" e "No fio da navalha".

http://croissantauchocolattt.blogspot.com/2011/04/servidao-humana-w-somerset-maugham.html

Adoro as tuas sugestões de leituras e filmes. Acho que temos gosto algo coincidentes =)

Miguel Pestana disse...

Thanks!
Também sigo as tuas sugestões e sim, temos alguns gostos comuns.

=)