terça-feira, 13 de setembro de 2011

1º ano de SILÊNCIOS QUE FALAM

“Fazer um blogue deve ser mesmo complicado, mas cada vez mais este meio de comunicação está em voga. Gostava de ter um, mas também que vou eu postar?
Vou mas é deixar-me de coisas e apenas espreitar o que dizem e comentam nos blogues que gosto de seguir..

..mas se ao menos soubesse como dar início a um blogue!..
Espera, mas já alguma vez tentei ir ao sítio do bloguer e espreitar se é assim tão complicado iniciar um? Não! Então não passa de agora!”

E lá fui e em menos de 10 minutos já tinha criado um blogue, com o nome de SILÊNCIOS QUE FALAM.

Foi assim que há um ano atrás deixei o meu silêncio falar. Em relacção ao título do blogue apareceu-me assim do nada, qual epifania, como se já o tivesse escolhido entre tantas outras opções. Só pensei que ia começar a comunicar com as pessoas, mas elas não iam poder me ouvir. O silêncio fala mais que tudo, no meu ver. As palavras não suportam a carga sentimental que o silêncio é capaz de fazê-lo.
Gosto de observar o ser humano, não tanto através da sua comunicação verbal, mas mais pela expressão corporal, gestual, e raras vezes engano-me acerca da minha avaliação de x pessoa. Além de ser um observador (i)nato, sei que a complexidade da psique humana é extremamente enorme.

SILENCIOS QUE FALAM tem sido extremamente positivo para mim, para o meu ego e auto-estima. Antes a minha opinião em relação aos livros que lia ficava acumulada apenas em mim, pois não tinha praticamente ninguém no meu círculo próximo de pessoas que tenha o gosto pela leitura. Isto fazia com que não cruzasse opiniões, divergências e assentimentos em relação a x's livros. Agora com a vasta rede de blogues a que sou seguidor que falam sobre livros e não só, inclusive o teu, (sim, porque maioritariamente são vocês que partilham opiniões comigo, através dos meus e vossos posts) tenho trocado opiniões acerca de livros, filmes, músicas, etc.
Esta troca de ideias é peremptoriamente importante e só enriquece-me, pois acumulo informação sobre os mais diversificados temas.

Estes SILÊNCIOS não falam só de livros, aliais, quando dei vida ao blogue não quis enaltecer apenas um tema em especial, pois por mais que os livros sejam um dos meus prazeres maiores, a música, o cinema, a arquitectura, a pintura, a poesia, e outros assuntos fazem parte dos meus gostos pessoais também. Por estas razões não podia me restringir aos livros apenas.

Há um ano atrás algumas pessoas do meu círculo mais próximo disseram que eu iria me fartar do blogue, que era apenas uma coisa passageira, e pior, quando não recebe-se um feed-back das pessoas que mais nos são próximas, sobre um nosso qualquer projecto novo, neste caso de um blogue, é a prova de que sentem apatia para connosco e para com os nossos interesses. Nestes casos o silêncio fala também..
Já agora a ti que estás a ler este (longo) texto e que és (ou não) um assíduo seguidor deste blogue, gostaria que dissesses o que gostas mais neste blogue, seja o conteúdo, a imagem, se as minhas opiniões são construtivas ou não, se dou atenção exageradamente a algum tema em especial, se o meu feed-back em relação ao teu blogue é recíproco ou fraco, étecétera.
Aceito todas as críticas possíveis e imagináveis. Se as abnegasse estaria a passar uma borracha em cima de muitas frases de páginas de livros que li e apre(e)ndi neste meu tão curto percurso (tenho vinte e sete anos, para quem não sabe ;)).

Só falta agradecer a todos vocês por passarem por cá de vez em quando, e pela vossa atenção, e acreditem que aprendo mais com vocês do que o oposto. São vocês com os vossos comentários que me fazem continuar a postar assiduamente, pois é tão bom ouvir uma voz (mesmo que não a ouçamos e em forma de palavra escrita) a dizer bem (ou mal (,a indiferença é que é o pior!)) daquilo que pensamos e dizemos, sim, porque as pessoas são o retrato daquilo que pensam.
Vocês podem não me conhecer pessoalmente, mas tenho a certeza que alguns de vós conhecem os meus gostos literários, cinéfilos e musicais melhor do que grande maioria das pessoas que lido diariamente. E até do meu ponto de vista em relação a diversos assuntos.

Obrigado a todos por contribuírem para que o mutismo perdure.
Em um ano o SILÊNCIO recebeu quase 30000 visitas e 65 estão a segui-lo. Claro que não deixa de ser números, mas por detrás de cada número está uma pessoa!  

Fica aqui o meu aval de que o Silêncio não deixará de Falar!

12 comentários:

PMF disse...

Parabéns pelo primeiro aniversário. Espero que seja o primeiro de muitos. Não conhecia o blogue mas fiquei fã e de vez em quando dou cá um salto. Continuação de bom trabalho!

Au chocolat disse...

Muitos Parabéns e gostei muito do teu texto. Tal como para ti, o meu blogue só me tem trazido coisas boas e de facto aproximou-me de algumas pessoas com gostos em comum aos meus. Tal como tu, tenho muito poucas pessoas com os mesmos gostos literários que eu, também nesse campo a blogosfera foi um enriquecimento.
Espero que cá continuemos por muitos anos a partilhar aquilo que nos rodeia. Já agora aproveito para te dizer qual o meu blogue preferido de crítica literária, devido às suas muito bem fundamentadas críticas e análises literária.

http://hasempreumlivro.blogspot.com/

Live Blog disse...

Olà Miguel Pestana,

Quero aqui deixar-lhe os meus parabéns, não apenas ao blog, não apenas aos seus trabalhos aqui expostos, mas sim a você porquê sem você e sem seus silêncios, nada disto fazia sentido na vida de quem o segue ;)
No proximo ano prometo vir acompanhado de uma garrafa de champagne :)
Abraço amigo, e uma boa semana.

Teté disse...

Parabéns pelo 1º aniversário! :)

E continuação de muitos mais posts...

Paula disse...

PARABÉNS(atrasado), não vi este post ontem :((
Muitos parabéns pelo blogue que tens! Visito-o diariamente! E esperi visitar por muito mais tempo.
Um abraço!!

Penélope disse...

Passo para conhecer o espaço e chego em dia de FESTA!
Só posso desejar de todo coração PARABÉNS e SUCESSO...
Abraços

Manuel Poppe disse...

Desejo-lhe o maior dos sucessos. O que acabo de ler justifica-o. Um abraço.

Rita disse...

Parabéns pelo aniversário, espero que conte muitos mais! :)

Gostei muito de ler o teu texto e concordo em vários pontos contigo. O meu só tem 7 meses, se não me engano, contudo concordo que nos faz expandir mais e até dar-nos mais força para defendermos aquilo em que acreditamos. Tal como tu adoro quando alguém me dá um feedback, pois é bom saber o que as outras pessoas acham do nosso mundo... Acho as pessoas da blogosfera fantásticas e muito de gostar tanto de fazer parte desde mundo se deve à interacção incrível que aqui se cria. :)

Embora não costume comentar muito no blogue sou uma seguidora assídua e gosto bastante deste teu cantinho. Desejo-te muito sucesso. :)

Moura Aveirense disse...

Parabéns e que conte muitos! :) A "Moura Aveirense" já tem quase 5 anos de blogosfera, às vezes apetece-me terminar o blogue, mas cá me vou mantendo ;)

Artes e escritas disse...

Gostei de conhecer o seu blog, agora o sigo para acompanhar as postagens. Um abraço, Yayá.

Jorge Pimenta disse...

caro amigo,
em boa hora o fizeste. o teu silêncio é daqueles que preenchem.
abraço e votos de felicidades para os próximos anos de blogue!

Miguel Pestana disse...

Obrigado a todos.