sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Kalandraka lança «Chico-Chorão», o último livro que Maurice Sendak publicou em vida

Bumble-Ardy, a última criação de Maurice Sendak (1928-2012), publicado um ano antes do seu falecimento, é uma caótica e divertida história rimada onde o conceituado ilustrador norte-americano admoesta a superprotecção da infância. 
Chico-Chorão, um livro ilustrado encadernado em capa dura, com as dimensões 28 x 21,5 cm, está recomendado para pré-leitores a partir dos 4 anos de idade.

Este álbum irreverente retrata as peripécias de um porquinho que, já com nove anos, vai celebrar pela primeira vez o seu aniversário. A sua tia surpreende-o com um bolo e oferece-lhe um disfarce mas, por sua iniciativa, Chico-Chorão decide organizar uma grande festa sem o conhecimento dela. O concorrido evento transforma-se pouco a pouco numa desmedida e caótica festança, que será prematuramente interrompida pela tia furiosa.

Mantendo a rima do texto original, a deliciosa tradução de Carla Maia de Almeida envolve-nos numa trepidante narrativa, tão ágil como por vezes propositadamente disparatada.
«Quando Chico-Chorão fez um ano, não houve festa.
(A família riu-se e franziu a testa.)
O segundo ano, o terceiro e o quarto foram
propositadamente esquecidos.
E o quinto, sexto e sétimo, nem sequer referidos.
Mas eis que Chico-Chorão completou os oito…»


«Quando eu fiz Chico-Chorão, eu estava tão intensamente consciente da morte. Eugene, meu amigo e parceiro, estava morrendo aqui na casa quando eu fiz Chico-Chorão. Eu fiz Chico-Chorão para me salvar. Eu não queria morrer com ele. Eu queria viver, como qualquer ser humano faz.» - Maurice Sendak
 

Sem comentários: